3 de novembro de 2014

Chegamos do sertão no Sábado e em nossa bagagem estão muitas histórias. Hoje esse post é pra explicar de forma detalhada algumas coisas que fizemos durante o tempo que estivemos lá. Então pegue um café, uma cadeira aconchegante e senta que lá vem história. 

Chegar no Nordeste foi uma verdadeira aventura, nós demoramos 3 dias para chegar em nosso primeiro destino, Fernando Falcão no Maranhão, durante essa parte da viagem paramos em 2 hotéis. Acordávamos por volta das 4 horas da manhã para pegar a estrada bem cedinho e chegar ainda mais rápido ao nosso destino.


Foto do querido Gustavo Nicolau :)

Nossa primeira parada foi em Barra do Corda, cidade que fica a mais ou menos 3 horas de Fernando Falcão. Quando chegamos em Barra do Corda conhecemos o missionário Felipe Ricieri e sua esposa Adriana. Eles estão no sertão a mais de 4 anos, lá eles desenvolvem trabalhos com todo tipo de pessoa, mas principalmente com crianças. Eles atendem vários vilarejos da região onde moram. 

Após Barra do Corda, fomos para Fernando Falcão, 3 horas de viagem, chegamos lá na quarta-feira de noitinha. Na quinta saímos para conhecer um pouco melhor a cidade e também conhecer o projeto do Felipe e da Adriana no vilarejo, "Sitío dos Arrudas."

Nesse vilarejo conhecemos a Dona Branca, o Seu Zacarias, todos o netos e parte das noras. Algo curioso no Sertão é que as pessoas se casam e moram no mesmo quintal, por exemplo os filhos da Dona Branca e do Seu Zacarias se casaram, mas todos eles moram por ali, no mesmo quintal (menos um que decidiu morar em outra aldeia). Foi um tempo muito gostoso estar ali com eles, outra coisa é que o povo sertanejo é muito acolhedor. Nos sentimos em casa, eles contaram histórias, mostraram a casa e nos trataram com muito amor.



Ah, esquecemos de contar que para chegar no vilarejo, Sítio dos Arrudas é necessário passar dentro de uma aldeia indígena, a Tribo dos índios Canelas. Tivemos que abrir a porteira e passar de carro por ela. As crianças da tribo eram lindas demais!



Voltamos para casa e na sexta feira tinha leitura de todo novo testamento em praça pública de Fernando Falcão. Acordamos bem cedo e por volta de 13h já tínhamos terminado a leitura. Isso é algo que chama bastante atenção, muitas pessoas param para observar e também serve como incentivo para aqueles que não possuem o hábito de ler a Bíblia.



No Sábado fizemos o movimento A Bíblia em Cada Casa, que tem o objetivo de distribuir um exemplar da Bíblia em cada lar brasileiro, totalmente de graça. Fizemos a entrega da Bíblia no Sábado com a equipe da JOCUM Maringá e da JOCUM São Luís do Maranhão. Fernando Falcão foi a 3ª cidade a receber esse projeto.



Somos apaixonados por esse movimento, a gente saí de porta em porta deixando uma Bíblia para cada casa. Mas não é panfletagem de Bíblia a gente entra, conversa, ouve histórias, compartilha o ombro, chora e ri junto. O Bíblia em Cada Casa acima de tudo é relacionamento com o próximo. O povo de sertão é tão guerreiro e batalhador e para eles saber de que alguém veio de longe pra entregar a palavra de Deus é muito gratificante. 

Teve um Senhor que ficou tão feliz por saber que somos do Rio e estávamos na casa dele que ele ofereceu a própria casa para ficarmos na próxima vez que formos para lá. Ele não acreditava que alguém saiu do próprio conforto, de tão longe pra ir até um lugar  "tão, tão distante".



Outra coisa que aconteceu que foi extramente legal foi quando fomos visitar a casa de uma moça que estava fazendo faxina quando foi nos atender. E de um jeito muito espontâneo e alegre nós nos convidamos a ajudá-la a fazer faxina. Claro que tivemos que insistir MUITO mas no fim estávamos lá lavando a casa dela, o quintal e deixando tudo bem limpinho. 

Quando fomos embora ela chorou e disse que não tinha palavras para dizer. O nosso coração ficou tão grato, tão feliz. Eu limpava aquela casa como se fosse minha, com todo carinho e cuidado. Servir o próximo é uma das melhores coisas que alguém pode fazer. E é assim que a gente vai expandindo o Reino de Deus, com as nossas boas obras. 



Pra terminar esse dia tão especial, foi feito uma comemoração no centro de Fernando Falcão. Outra coisa que não tínhamos dito é que enquanto entregávamos a Bíblia convidávamos as pessoas para participar dessa comemoração. Então no final do dia tinha uma grande quantidade de pessoas vendo apresentações, teatros, danças e etc.

Foi muito legal porque muitas pessoas que visitamos estavam lá participando, orando e entregando a vida para Cristo Jesus ou renovando os seus votos com Ele.




Bem gente essa é a primeira parte contando um pouco do que fizemos no Sertão, em breve postaremos a segunda parte, que foi em Teresina no Piauí. Muito obrigado a todos que nos apoiaram, financeiramente, em orações e compartilhamentos. 

Vida longa e prospera!

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos 12:10)


Espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação :)